Mato Grosso do Sul se destaca na meta de universalização do saneamento até 2027

O estado de Mato Grosso do Sul planeja universalizar o saneamento básico até o final de 2027, sendo o primeiro do Brasil a alcançar essa [...]
Ouvir notícia 00:00

Mato Grosso do Sul se prepara para se tornar o primeiro estado brasileiro a alcançar a universalização do saneamento básico até o final de 2027. Essa iniciativa foi destacada em um estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil, apresentado no auditório da Governadoria nesta segunda-feira (22). Entre os principais benefícios, estão melhorias na saúde pública, no setor econômico, no turismo e a valorização imobiliária, que, segundo a pesquisa, trarão impactos significativos para a população.

O estudo revela que, entre 2005 e 2024, o estado acumulou ganhos de quase R$ 20 bilhões com a expansão do saneamento, refletindo na economia de gastos em diversos setores, em decorrência do aumento na cobertura de água e esgoto. A projeção é que, entre 2025 e 2031, este montante alcance R$ 26 bilhões, demonstrando o impacto positivo que a universalização pode trazer.

Além disso, as estimativas apontam que os benefícios econômicos para a população devem chegar a R$ 40,845 bilhões entre 2025 e 2040. A análise conclui que cada R$ 1,00 investido em saneamento no estado gera um retorno de R$ 5,90 em ganhos sociais, superando a média nacional, que é de R$ 4,10.

O governador Eduardo Riedel destacou a importância dessa conquista, afirmando que o estado está em um momento de celebração e gratidão a todos os envolvidos no processo. Ele reforçou que a meta é até 2028, mas que o foco é alcançar a universalização até o final de 2027. "Mudança real na vida das pessoas, no bem-estar e na dignidade do cidadão", afirmou Riedel.

O governador também mencionou que a transformação no saneamento básico teve início em 2015, com discussões para a realização de uma Parceria Público-Privada (PPP) voltada para o Esgoto Sanitário, que foi concretizada em 2021, antes da elaboração do Marco Legal do Saneamento.

Riedel ressaltou que, anteriormente, o estado tinha apenas 35% de cobertura de esgoto, e agora alcançou 80%. Essa evolução é visível na vida da população, que agora tem acesso a água de qualidade e a serviços de saneamento básico adequados, resultado de um esforço concentrado para superar os desafios e alcançar resultados positivos.

Leia mais

Rolar para cima