Em 2025, Mato Grosso do Sul alcançou o 6º lugar no ranking geral dos Jogos da Juventude, com 215 participantes conquistando 35 medalhas. A equipe também participou dos Jogos Escolares Brasileiros, garantindo 41 medalhas.
Os atletas de Mato Grosso do Sul também se destacaram nas Paralimpíadas Escolares, conquistando 80 medalhas. As Paralimpíadas aconteceram no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e contaram com 106 atletas de Mato Grosso do Sul.
A edição de 2025 dos Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul também foi um destaque, com a volta da competição após um período de ausência. Foram realizadas seis fases regionais, reunindo equipes nas modalidades de voleibol, futsal, basquetebol e handebol.
A edição do Bolsa Atleta e Bolsa Técnico 2025/2026 incluiu novas categorias, como a Bolsa Atleta Nacional Surdolímpico e a Bolsa Atleta Pré-Olímpico, além da reserva de 30% das bolsas para mulheres. A edição contempla 302 atletas e 41 técnicos, totalizando um investimento de R$ 4,2 milhões.