Um levantamento revelou variação de preços de até 300% em itens que compõem as listas de materiais escolares em Campo Grande. Oito empresas participaram da pesquisa, realizada entre os dias 1º e 9 de dezembro. Os dados estão sujeitos a alterações, em razão da disponibilidade de estoque ou da realização de promoções.
As maiores oscilações foram identificadas nos produtos caneta Bic Cristal Fashion com quatro cores, apontador Faber-Castell com depósito e lápis Bic HB Evolution nº 2 redondo, sem borracha. Na comparação com a pesquisa realizada em 2024, determinados itens apresentaram redução na média de preços.
É fundamental comparar os preços em diferentes estabelecimentos, considerando a qualidade dos produtos a serem adquiridos. Exigir a nota fiscal comprova a relação de consumo e determina a contagem do prazo de garantia do que foi comprado. Em caso de dúvidas, denúncias e reclamações, os pais ou responsáveis podem recorrer ao Procon Mato Grosso do Sul.
O Procon Mato Grosso do Sul esclarece que as escolas podem solicitar somente itens de uso exclusivo e restrito ao processo didático pedagógico do aluno ou aluna. As quantidades devem ser específicas e razoáveis, sem indicação de preferência por marca, modelo e fornecedor.