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Matemática floresce em horta escolar e inspira alunos em Dourados

Estudantes do ensino médio em Dourados, Mato Grosso do Sul, estão descobrindo a matemática de uma maneira inovadora e sustentável: cultivando uma horta geométrica dentro [...]

Estudantes do ensino médio em Dourados, Mato Grosso do Sul, estão descobrindo a matemática de uma maneira inovadora e sustentável: cultivando uma horta geométrica dentro da escola. Na Escola Estadual Floriano Viegas Machado, o projeto “Horta Geométrica: ensino e sustentabilidade” transformou canteiros em círculos, quadrados e triângulos, unindo conceitos matemáticos com práticas de meio ambiente, trabalho em equipe e alimentação saudável.

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Em Dourados (MS), a Escola Estadual Floriano Viegas Machado implementou o projeto "Horta Geométrica", onde alunos do ensino médio aprendem matemática cultivando canteiros em formatos geométricos. Coordenado pelo professor Heldo Aran, o projeto integra disciplinas, reaproveita 100% dos resíduos orgânicos e promove alimentação saudável, beneficiando também alunos do ensino fundamental e educação especial. A iniciativa, que ensina geometria, álgebra e ecologia na prática, inspirou a criação de um programa de incentivo à pesquisa com investimento de R$ 7,2 milhões em bolsas de estudo para alunos e professores. As inscrições para o programa estão abertas até 5 de setembro de 2025.

Coordenado pelo professor Heldo Aran, o projeto visa ensinar geometria de forma prática e aplicada. Os alunos participam de todas as etapas, desde a construção dos canteiros com formatos geométricos até o plantio, compostagem e reaproveitamento de resíduos orgânicos. Segundo o professor, a escola reaproveita 100% dos resíduos, transformando-os em adubo para a horta, despertando nos alunos o interesse pelo estudo da matemática.

As hortaliças e ervas medicinais produzidas são aproveitadas na própria escola. Sustentabilidade, ecologia, geometria, álgebra e saúde são trabalhados em conjunto com diferentes disciplinas, integrando alunos do ensino fundamental e da educação especial.

Alunos relatam que a experiência prática ajuda na assimilação do conteúdo teórico, contextualizando a matemática de sala de aula. A horta também proporciona o consumo de alimentos de qualidade produzidos por eles mesmos.

Aline Freitas, estudante participante, destaca que a horta abriu uma nova perspectiva de aprendizado, mostrando a possibilidade de aprender matemática de forma leve e conectada ao cotidiano, além de contribuir para o meio ambiente. Para Vitor Pires, o projeto permite colocar em prática o aprendizado em sala de aula e ensina sobre o funcionamento das plantas. Ele acredita que o projeto é um ótimo aprendizado para a vida adulta, promovendo habilidades de trabalho em equipe. Pedro Prado, outro estudante, ressalta a importância da troca de conhecimento com alunos mais novos, o que aprofundou sua compreensão sobre figuras geométricas tridimensionais.

A experiência exitosa do projeto inspirou a abertura de novas oportunidades. A 5ª edição de um programa de incentivo à pesquisa, com investimento previsto de R$ 7,2 milhões, oferece bolsas de estudo para estudantes e professores orientadores, incentivando a pesquisa em diversas áreas. As inscrições estão abertas até 5 de setembro de 2025 e podem participar professores da Rede Estadual de Ensino, do Colégio Militar e do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

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