Presidente brasileiro se reunirá com líderes globais para fortalecer a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza
Lula se junta a líderes globais em Roma, no dia 13 de outubro, para o Fórum Mundial da Alimentação, focado no combate à fome e à pobreza.
Em Roma, no dia 13 de outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcará presença no Fórum Mundial da Alimentação, conforme informações. O evento é promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
Lula participará da cerimônia de abertura e da reunião presencial do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O convite partiu de Qu Dongyu, diretor-geral da FAO, que informou ao presidente, por telefone, que o Brasil saiu do Mapa da Fome. Segundo Saulo Arantes Ceolin, diretor de Projetos de Segurança Alimentar, um encontro bilateral entre Lula e Dongyu já está confirmado.
Ainda em Roma, Lula participará da inauguração do espaço onde funcionarão os mecanismos de apoio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, antes de retornar ao Brasil, ainda no dia 13. Os resultados da Aliança devem ser apresentados em novembro, durante a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Social da ONU.
De acordo com o Itamaraty, a Aliança está perto de alcançar 200 membros, incluindo países, agências, instituições universitárias e bancos de desenvolvimento. Há 13 pedidos de novos integrantes, sendo sete do continente africano, dois da América Latina e Caribe, três do sudeste asiático e um do Oriente Médio. Pelo menos seis desses países, incluindo Etiópia, Haiti, Quênia, Palestina, Ruanda e Zâmbia, estão finalizando seus planos de ações com apoio de parceiros.
O governo brasileiro espera aprovar, durante a COP30 em Belém, uma declaração sobre o combate à fome, à pobreza e sobre ações climáticas. O documento, coordenado pela missão brasileira em Nova York, será submetido a todos os países.