O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue à frente em diversos cenários para a reeleição à Presidência, mesmo com previsão de segundo turno. Em sete simulações envolvendo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), governador Romeu Zema (Novo-MG) e os governadores Ratinho Júnior (PSD-PR), Ronaldo Caiado (PSD-GO) e Eduardo Leite (PSD-RS), Lula registra vantagem mínima de 5 pontos sobre cada um.
Em um eventual segundo turno, Lula tem os seguintes percentuais em relação aos adversários: 43% contra 38% de Flávio Bolsonaro, 46% contra 32% de Zema, 47% contra 30% de Ratinho Júnior, 45% contra 32% de Caiado e 42% contra 28% de Leite. O ex-ministro Aldo Rebelo (DC) e a liderança do Partido Missão também foram testados, mas variam entre 1% e 2% das intenções de voto.
Desde agosto do ano passado, quando foi avaliado pela primeira vez como candidato à Presidência, Bolsonaro vem reduzindo a diferença em relação a Lula. Na ocasião, o ex-presidente tinha 32% das intenções de voto, enquanto Lula contava com 48%, um gap de 16 pontos. Pesquisa recentemente realizada entrevistou 2.004 brasileiros acima de 16 anos entre os dias 5 e 9 de fevereiro, com margem de erro de dois pontos em intervalo de confiança de 95%.
A pesquisa aponta que 57% dos entrevistados não consideram Lula merecedor de mais um mandato, mas também revela desconfiança em relação ao nome Bolsonaro: apenas 35% acreditam que um candidato sem ligação com a família Bolsonaro teria chances de derrotá-lo.Os destaques do levantamento incluem avaliações sobre direção do país, papel do ex-presidente em eleições e opções de oposição com ou sem nome vinculado à família Bolsonaro.