PUBLICIDADE

Lula embarca para Roma com agenda focada na erradicação da fome global

Presidente Lula embarca para Roma neste sábado, 11 de outubro, para participar do Fórum Mundial da Alimentação e de reuniões da Aliança Global contra a [...]

Chefe de Estado brasileiro participa da abertura do Fórum Mundial da Alimentação e de reunião da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

O presidente Lula embarcou para Roma para participar do Fórum Mundial da Alimentação da FAO e de reuniões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa proposta pelo Brasil no G20. A agenda inclui a avaliação do progresso da Aliança, que apoia planos nacionais de combate à fome em países como Etiópia e Haiti, e a inauguração do espaço que abrigará os mecanismos de apoio da Aliança. O Fórum Mundial da Alimentação, que celebra os 80 anos da FAO, visa acelerar a transformação dos sistemas agroalimentares, alinhada com a Agenda 2030 da ONU.

Presidente Lula embarca para Roma neste sábado, 11 de outubro, para participar do Fórum Mundial da Alimentação e de reuniões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parte para Roma, na Itália, neste sábado, 11 de outubro, com uma agenda que inclui a abertura do Fórum Mundial da Alimentação e reuniões sobre o combate à fome e à pobreza.
A participação do chefe de Estado brasileiro no Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), ocorrerá na segunda-feira, 13 de outubro. Na sequência, o presidente também integrará a reunião presencial do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, copresidida por Brasil e Espanha, que avaliará os progressos da iniciativa desde sua criação em 2024.
A Aliança foi estabelecida a partir de uma proposta da presidência brasileira do G20, visando apoiar e acelerar os esforços internacionais para erradicar a fome e a pobreza, além de reduzir desigualdades. Entre os temas centrais a serem debatidos está o avanço da Iniciativa de Implementação Acelerada (Fast Track), que oferece suporte a planos nacionais de combate à fome em nações como Etiópia, Quênia, Haiti, Ruanda e Zâmbia.
Atualmente, a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza está apoiando o desenvolvimento de nove planos nacionais dedicados a intensificar a ação contra a fome, a pobreza e os riscos climáticos. Segundo autoridades, a iniciativa está próxima de alcançar 200 membros, que incluem países, agências, programas, instituições universitárias e bancos de desenvolvimento, responsáveis pelo financiamento de seus projetos. Há 13 pedidos de novos integrantes, sendo a maioria (sete) do continente africano.
Em Roma, o presidente Lula também participará da inauguração do espaço que abrigará os mecanismos de apoio da Aliança. O retorno do presidente ao Brasil está previsto para o mesmo dia 13. O convite para a participação de Lula no Fórum da FAO foi feito em julho pelo diretor-geral Qu Dongyu, ocasião em que o presidente brasileiro foi informado sobre a saída do país do Mapa da Fome.
O Fórum Mundial da Alimentação, que se estende até o dia 18 de outubro, celebra os 80 anos de fundação da FAO, criada em 1945. A plataforma global tem como meta acelerar a transformação dos sistemas agroalimentares, alinhada com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O evento é estruturado em pilares como Juventude, Ciência e Inovação, e Investimentos, adotando os “quatro melhores”: melhor produção, melhor nutrição, melhor meio ambiente e melhor vida.

Leia mais

Rolar para cima