Lula alerta para risco de ‘apocalipse climático’ impulsionado por gastos militares

Lula criticou o investimento em armas, alertando que supera o financiamento climático e pode levar a um 'apocalipse climático' global. [...]
Lula alerta para risco de 'apocalipse climático' impulsionado por gastos militares
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Lula criticou o investimento em armas, alertando que supera o financiamento climático e pode levar a um 'apocalipse climático' global.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou, nesta sexta-feira (7), que a escalada de conflitos armados, como a guerra na Ucrânia, tem interrompido os esforços globais para reduzir as emissões de gases poluentes, o que pode levar o planeta a um colapso ambiental. A declaração foi feita durante a abertura da segunda sessão temática da Cúpula do Clima, em Belém.

“O conflito na Ucrânia reverteu anos de esforços para a redução da emissão de gases do efeito estufa e levou à reabertura de minas de carvão. Gastar com armas o dobro do que destinamos à ação climática é pavimentar o caminho para o apocalipse climático.

Não haverá segurança energética em um mundo conflagrado”, afirmou Lula.

O presidente também criticou o sistema financeiro global, que continua a investir pesadamente no setor de petróleo. Ele apontou que, no ano passado, os 65 maiores bancos do mundo destinaram US$ 869 bilhões ao setor de petróleo e gás. Lula cobrou ação para equacionar a “injustiça de dívidas externas impagáveis” e as exigências que discriminam países em desenvolvimento. Ele anunciou a criação de um fundo para canalizar lucros do setor de óleo e gás para investimento em energia renovável.

Transição Energética Justa

Leia mais

Rolar para cima