Inmet mantém alerta de tempestade para Naviraí e Conesul

Avisos de perigo e perigo potencial preveem chuva intensa, ventos de até 100 km/h e possibilidade de granizo até sexta-feira (20) O Instituto Nacional de [...]

Avisos de perigo e perigo potencial preveem chuva intensa, ventos de até 100 km/h e possibilidade de granizo até sexta-feira (20)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta de tempestade para Naviraí e municípios do Conesul de Mato Grosso do Sul entre 10h desta quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026, e 10h de sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026. Os avisos indicam risco de chuva intensa, ventos fortes e queda de granizo na região.

De acordo com o comunicado classificado como “Perigo”, estão previstas chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou acumulado de 50 a 100 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos que podem variar de 60 a 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Mapa escuro indica fortes chuvas com riscos de queda de granizo

Além desse alerta mais severo, o Inmet também publicou aviso de “Perigo Potencial”, com previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, ventos de 40 a 60 km/h e possibilidade de granizo. Nesse caso, o risco é considerado menor, mas ainda há possibilidade de interrupção no fornecimento de energia, danos pontuais em lavouras, queda de galhos e pontos de alagamento.

Diante das condições previstas, a orientação é que a população evite se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Se possível, recomenda-se desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Em situações de emergência, os moradores podem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193. A recomendação é acompanhar as atualizações dos órgãos oficiais e redobrar a atenção, especialmente em áreas mais vulneráveis a alagamentos e quedas de energia.

Leia mais

Rolar para cima