O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que a Índia propôs eliminar tarifas sobre produtos americanos. A afirmação foi feita no momento em que o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, participava de encontros com líderes da China e da Rússia, em meio a tensões comerciais com Washington.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
Trump utilizou a rede Truth Social para comentar a relação entre EUA e Índia, classificando-a como “unilateral”. “Eles agora ofereceram cortar suas tarifas a zero, mas está ficando tarde. Deveriam ter feito isso anos atrás”, escreveu.
A declaração de Trump surge após a implementação de tarifas de até 50% sobre produtos indianos, o que gerou incertezas sobre as relações futuras entre os dois países. A embaixada da Índia em Washington não se manifestou de imediato sobre os comentários do presidente americano.
A reunião dos líderes da China, Rússia e Índia ocorreu durante a cúpula da Organização para Cooperação de Xangai (OCS) em Tianjin, China. O presidente chinês, Xi Jinping, apresentou sua visão para uma nova ordem econômica e de segurança, com foco no “Sul Global”, numa crítica velada às políticas tarifárias de Trump.
Durante a cúpula, Putin e Modi também realizaram um encontro bilateral, no qual firmaram um acordo para ampliar o comércio entre seus países. A mídia internacional destacou a cordialidade entre Xi, Putin e Modi, líderes das três maiores potências fora do Ocidente.
Analistas apontam que a camaradagem entre Xi e Putin visa demonstrar uma aliança contra a influência dos Estados Unidos. Modi, por sua vez, sinaliza que a Índia possui alternativas de parceria, caso o governo Trump continue a adotar medidas tarifárias que prejudiquem o país. China e Índia figuram entre os maiores compradores de petróleo bruto da Rússia, o segundo maior exportador mundial.