O Hospital Regional de Dourados foi inaugurado no dia 20 de dezembro, data que coincide com o aniversário de 90 anos do município. A nova unidade de saúde foi apresentada com foco no atendimento de média e alta complexidade para a macrorregião que abrange 34 municípios do Cone Sul. A capacidade operacional prevista é de mais de 1.060 cirurgias eletivas por mês.
O governador Eduardo Riedel afirmou que o hospital seguirá o padrão de gestão já implementado em outras unidades do estado, focado no acompanhamento de produtividade por parte da Secretaria de Estado de Saúde. O secretário de Atenção Especializada à Saúde, Mozart Julio Tabosa Sales, confirmou que o repasse de recursos para o custeio da unidade deve ser iniciado em janeiro.
O secretário ressaltou a importância do financiamento contínuo para manter a estrutura em funcionamento e anunciou o financiamento de bolsas de residência nas áreas de cardiologia, ortopedia e anestesiologia. O Secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, esclareceu que a unidade funcionará exclusivamente via regulação, o que significa que não haverá atendimento por demanda espontânea.
O objetivo é absorver a demanda reprimida da fila de regulação da macrorregião, utilizando critérios de triagem e gravidade. Simões também abordou a relação da nova estrutura com o Hospital da Vida, unidade que concentra as urgências do município.