O grupo de ataque do porta-aviões de propulsão nuclear USS Abraham Lincoln chegou ao Oceano Índico. A chegada do grupo de ataque foi confirmada por duas fontes à emissora americana CNN.
O grupo está dentro da área de responsabilidade do Comando Central dos EUA, cuja jurisdição inclui operações no Oriente Médio. grupos de ataque nesse modelo geralmente incluem, além do porta-aviões, cruzadores de mísseis guiados, navios de guerra antiaéreos e destróieres ou fragatas antissubmarino.
O presidente Donald Trump disse que uma “grande frota” de navios de guerra americanos estava indo em direção ao Irã “por precaução”. Em meio às mortes de ao menos 5,5 mil manifestantes na repressão do regime do Irã a protestos desde o final de dezembro, o presidente americano havia afirmado que “ações muito fortes” seriam tomadas por Washington se a ditadura islâmica executasse pessoas detidas por participarem dessas manifestações.
Entretanto, posteriormente, Trump deu a entender que tais medidas estavam suspensas, depois que Teerã informou que não havia planos de execuções.