O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou o descarte de um caso suspeito de gripe aviária em Terenos, Mato Grosso do Sul. A informação foi divulgada no boletim de Influenza Aviária, nesta terça-feira, 17 de junho.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
A suspeita havia sido levantada após a identificação de uma possível infecção em uma galinha de criação doméstica no município, conhecido como o principal produtor de ovos de galinha no estado sul-mato-grossense.
Em 2025, foram registrados oito focos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP), caracterizados por investigações com resultados laboratoriais positivos para o vírus. Desse total, quatro investigações já foram concluídas e outras quatro seguem em andamento.
O protocolo do Ministério da Agricultura estabelece que a coleta de amostras para diagnóstico laboratorial é obrigatória em investigações classificadas como casos prováveis de síndrome respiratória e nervosa das aves. O descarte e o encerramento da investigação ocorrem quando os resultados laboratoriais são negativos tanto para influenza aviária quanto para a doença de Newcastle.