O governo de Mato Grosso do Sul planeja aumentar a presença do Corpo de Bombeiros Militar no interior do estado, investindo na construção de novas unidades em Itaquiraí, Água Clara e Inocência, além da expansão de quartéis já existentes em Fátima do Sul e Jardim. O anúncio foi feito pelo CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de MS), que integra as obras ao planejamento institucional “Bombeiros na Rota”, visando o reforço do atendimento em áreas de influência da Rota Bioceânica.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
Em Itaquiraí, as obras já estão em andamento e a previsão de conclusão é para o primeiro trimestre de 2026. O projeto em Água Clara ainda está em elaboração, com estimativa de início em 2027. Já a unidade de Inocência encontra-se em fase de projeto, sem data de início definida.
Os quartéis de Fátima do Sul e Jardim passarão por ampliações em suas estruturas para suportar o esperado aumento populacional e o desenvolvimento regional impulsionado pela Rota Bioceânica. A previsão de entrega da ampliação em Fátima do Sul é para o primeiro semestre de 2026, enquanto em Jardim, a expectativa é para o início de 2027. Em Fátima do Sul, o contrato com a empresa Monticello Engenharia LTDA, no valor de R$ 1,83 milhão, prevê a conclusão da obra até 28 de setembro de 2026. Atualmente, 2,1% da obra foi executada.
Segundo o comandante-geral do CBMMS, coronel Frederico Reis Pouso Salas, as novas unidades contarão com estrutura completa, incluindo viaturas. A aquisição dos veículos operacionais para Itaquiraí, Água Clara e Inocência, municípios que ainda não contam com unidades do Corpo de Bombeiros, está sob responsabilidade da Suplantec (Superintendência de Planejamento, Tecnologia e Projetos) da Sejusp, com previsão de entrega em até 180 dias após a assinatura do contrato.
A corporação também destacou a abertura de um Curso de Formação de Soldados com 250 vagas neste ano, com a necessidade de um novo concurso público, e a autorização para um processo seletivo simplificado para a contratação de 230 bombeiros temporários.
A ampliação da cobertura atende a demandas parlamentares, com indicações para implantação de unidades em Ponta Porã, Bandeirantes e Douradina, e aquisição de viaturas em Aparecida do Taboado. Apenas a implantação da unidade em Bandeirantes está em fase de estudo. Douradina continuará sendo atendida por efetivo de quartéis vizinhos, e o processo de aquisição de viaturas para Aparecida do Taboado está em fase final.