O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), iniciou a entrega de equipamentos de alta tecnologia para hospitais em diversas regiões do Estado. A iniciativa tem como objetivo ampliar o diagnóstico, fortalecer as cirurgias e aumentar a segurança assistencial.
A estratégia estadual de modernização da rede hospitalar e consolidação da regionalização da saúde permite ampliar a capacidade de atendimento, descentralizar procedimentos e qualificar os serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O investimento total na aquisição dos equipamentos supera R$ 55,6 milhões.
Entre os principais equipamentos entregues ou em processo de instalação estão arcos cirúrgicos, esterilizadores de baixa temperatura, carros de anestesia, bisturis eletrônicos, ultrassons, autoclaves, mamógrafos, aparelhos de hemodiálise, torres de videolaparoscopia e equipamentos de diagnóstico por imagem.
A modernização do parque tecnológico é essencial para ampliar o acesso e garantir mais qualidade à assistência, segundo a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone. A distribuição dos equipamentos segue o planejamento da SES dentro da proposta de regionalização da saúde, fortalecendo unidades estratégicas e reduzindo a necessidade de transferência de pacientes para grandes centros.