PUBLICIDADE

Governo ampliará trecho da ferrovia Transnordestina em Pernambuco

O governo federal reincluirá o trecho Salgueiro-Suape na ferrovia Transnordestina, revertendo decisão anterior. Edital será publicado, impulsionando o desenvolvimento do Nordeste. [...]

Edital para reincluir trecho Salgueiro-Suape será publicado, revertendo decisão anterior.

O governo federal reincluirá o trecho Salgueiro-Suape na ferrovia Transnordestina, revertendo decisão anterior. Edital será publicado, impulsionando o desenvolvimento do Nordeste.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

O governo federal, por decisão do presidente Lula, reincluirá o trecho Salgueiro-Suape na ferrovia Transnordestina, revertendo a decisão anterior. O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou a publicação do edital para a retomada da obra, que visa impulsionar o desenvolvimento do Nordeste. A ferrovia, com mais de 1,2 mil quilômetros e custo de R$ 15 bilhões, ligará Eliseu Martins (PI) ao Porto do Pecém (CE) e a Suape (PE), atravessando 53 municípios. A expectativa é que o trecho Bela Vista (PI) - Iguatu (CE) esteja em operação em 2025.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou a publicação do edital para reincluir o trecho Salgueiro-Suape na ferrovia Transnordestina. A decisão reverte uma medida do governo anterior que havia retirado o trecho do projeto.

A retomada da obra até Suape foi anunciada durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

“A boa nova é que o presidente Lula tomou a decisão de não retirar Pernambuco da estratégia do desenvolvimento do Nordeste ferroviário, e reincluiu o braço de Pernambuco, que vai de Salgueiro a Suape”, afirmou o ministro Renan Filho.

A ferrovia Transnordestina é um dos principais projetos estruturantes do governo federal para a região Nordeste. Com uma extensão superior a 1,2 mil quilômetros e um custo de aproximadamente R$ 15 bilhões, a ferrovia ligará Eliseu Martins (PI) ao Porto do Pecém (CE), com um ramal até Suape (PE), atravessando 53 municípios. A expectativa é que o trecho entre Bela Vista (PI) e Iguatu (CE) entre em operação ainda em 2025.

Benefícios para o setor de transporte

Durante o programa, Renan Filho também mencionou a intenção de ampliar o número de pontos de parada e descanso para caminhoneiros para 50. O objetivo é oferecer locais seguros e adequados para alimentação, banho e descanso, garantindo melhores condições de trabalho para os profissionais do setor.

Leia mais

Rolar para cima