A Nacional de Telecomunicações (Anatel) desativou, na última sexta-feira, uma estação clandestina de Serviço Móvel Pessoal (SMP) em São Paulo. O equipamento, utilizado para aplicar golpes via SMS, estava localizado em um condomínio residencial próximo ao Aeroporto de Congonhas.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
Esta ação representa a quinta operação de desativação de estação -base (ERB) clandestina realizada na cidade este ano. Em maio, um dispositivo similar foi descoberto na região da Estação Paraíso do Metrô, também sendo utilizado para o envio de mensagens de texto fraudulentas.
As estações clandestinas como a apreendida são utilizadas para enviar mensagens de texto falsas para celulares em áreas próximas. As mensagens simulam alertas de bancos, empresas de cobrança, órgãos públicos ou operadoras. Elas podem incluir avisos de supostas dívidas, pontos de programa de fidelidade expirando ou documentos perto de vencer, induzindo o destinatário a clicar em links maliciosos.
Ao clicar nos links, a vítima pode instalar malwares que visam aplicativos de bancos e outros serviços, capturando senhas e informações. Os links também podem direcionar para páginas de phishing, onde os dados são roubados por meio de formulários falsos.
A Anatel recebeu denúncias de degradação do sinal da telefonia móvel e de recebimento de SMS suspeitos nas proximidades do aeroporto. Fiscais da identificaram o local de onde o sinal da antena falsa era emitido: um apartamento no 13º andar de um prédio na Avenida dos Bandeirantes. No local, foram apreendidos os equipamentos, incluindo um notebook utilizado para aplicar os golpes. A Polícia Civil participou da operação.
As mensagens falsas enviadas por meio de ERBs clandestinas se aproveitam de falhas na rede 2G para alcançar destinatários aleatórios. Para se proteger, é recomendado desativar o sinal 2G no smartphone, nas configurações de redes móveis do aparelho. Desconfiar de mensagens com cobranças de supostas dívidas, avisos sobre perda de pontos em programas de fidelidade, compras indevidas e documentos vencendo também é crucial. Na dúvida, entre em contato com as empresas reais por meio de canais oficiais e evite clicar em links enviados nesses SMS.