Mato Grosso do Sul deve registrar mudanças climáticas a partir desta sexta-feira (9), com a chegada de uma frente fria que trará chuvas, ventos fortes e queda nas temperaturas. O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) alerta para a possibilidade de tempestades e rajadas de vento de até 60 km/h em algumas regiões do estado.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
A previsão indica que, apesar do sol e das temperaturas elevadas no período da manhã, a tarde de sexta-feira será marcada por chuvas e possíveis tempestades, acompanhadas de raios e ventos fortes. A Defesa Civil de Campo Grande emitiu um alerta amarelo, válido a partir das 16h de sexta-feira até sábado (10), devido ao risco de chuvas intensas, com volumes entre 20 e 30 mm/h.
Previsão para o Final de Semana
No sábado (10), o avanço da frente fria, combinado com o transporte de calor e umidade, continuará a favorecer a ocorrência de tempestades em todo o estado. As temperaturas devem variar entre 15°C e 33°C em Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, a previsão é de temperaturas entre 18°C e 26°C, com possibilidade de rajadas de vento superiores a 50 km/h.
Para o domingo (11), Dia das Mães, a previsão é de tempo mais estável, com sol e variação de nebulosidade, devido à atuação de um sistema de alta pressão. No entanto, não se descartam pancadas de chuva isoladas, principalmente nas regiões centro-norte e nordeste do estado. As temperaturas devem cair, com mínimas de 12°C e máximas de 30°C, indicando noites e manhãs mais frias e tardes com temperaturas mais amenas. Em Campo Grande, as temperaturas devem variar entre 17°C e 28°C.
Segundo o Cemtec, a situação meteorológica é resultado do avanço da frente fria, aliado ao intenso transporte de calor e umidade. “Essa situação meteorológica ocorre devido ao avanço de uma frente fria, aliado ao intenso transporte de calor e umidade. Além disso, o deslocamento de cavados em médios níveis irá favorecer a formação de instabilidades no estado de Mato Grosso do Sul”, informou o órgão em comunicado.
Fonte: mspost.com.br