Folha e Cuidado: SES Alerta para Prevenção Contra Dengue e Chikungunya no Carnaval

A Secretaria de Saúde reforça a importância do descarte correto do lixo e da eliminação de recipientes que possam acumular água parada para evitar a [...]
Foto: Feature image

Aumento da circulação de pessoas e da produção de lixo exige atenção redobrada da população para evitar criadouros do mosquito.

De acordo com a gerente de Doenças Endêmicas da SES, Jéssica Klener, o período exige atenção redobrada da população. “Com a chegada do Carnaval, é importante que a população redobre os cuidados, tanto quem for viajar ou aproveitar a folia quanto quem optar por ficar em casa. Pedimos atenção especial para evitar o descarte irregular de lixo e não deixar recipientes com água parada, que podem se tornar criadouros do mosquito da dengue. Pequenas atitudes fazem toda a diferença na proteção da saúde de todos”, destaca.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Larissa Castilho, reforça que o enfrentamento das arboviroses depende da mobilização coletiva. “O Carnaval é um momento de celebração, mas também de grande circulação de pessoas. Precisamos unir esforço do poder público e da população para impedir o avanço da dengue. A prevenção é contínua e deve fazer parte da rotina, inclusive durante o período festivo”, afirma.

Para evitar a proliferação do mosquito, é importante utilizar as lixeiras disponíveis nos locais de festa e evitar deixar copos, garrafas e embalagens espalhados em ruas, praças e terrenos baldios. Objetos descartados de forma irregular podem acumular água da chuva e se transformar em ambiente propício para a reprodução do Aedes aegypti.

Leia mais

Rolar para cima