Final Única e Mudanças: Copa do Brasil Repaginada a partir de 2026

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deve anunciar, na quarta-feira (1), o calendário do futebol brasileiro para 2026, trazendo mudanças significativas para a Copa do [...]

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deve anunciar, na quarta-feira (1), o calendário do futebol brasileiro para 2026, trazendo mudanças significativas para a Copa do Brasil. A principal novidade é a possível adoção de uma final única para a competição, realizada em campo neutro.

Além da final única, a CBF avalia a possibilidade de alterar o formato de entrada dos clubes na Copa do Brasil. A proposta em estudo prevê que os 20 times da Série A do Campeonato Brasileiro entrem na disputa apenas na terceira fase do torneio, a fase anterior às oitavas de final. Atualmente, apenas os clubes que participam da Libertadores iniciam suas jornadas na Copa do Brasil em etapas posteriores.

O objetivo por trás dessas mudanças é diminuir o número de datas no calendário anual do futebol brasileiro. As alterações na Copa do Brasil fazem parte de um pacote maior de medidas que a entidade planeja implementar.

Sob o novo formato em análise, os confrontos de ida e volta seriam mantidos entre as oitavas de final e as semifinais. As fases anteriores teriam jogos únicos. A grande decisão seria transferida para o fim da temporada, encerrando o calendário, como já está previsto para 2025.

Os campeonatos estaduais também sofrerão redução, passando de 16 para 11 datas. A Série A do Brasileirão terá uma pausa entre 11 de junho e 19 de julho, em virtude da Copa do Mundo de 2026. As regras da FIFA determinam que jogadores convocados para a Copa do Mundo só podem atuar por seus clubes até o dia 24 de maio.

Leia mais

Rolar para cima