PUBLICIDADE

Fim de semana em MS: Calorão dá lugar a tempestades e frente fria

Após calor intenso, MS se prepara para tempestades e frente fria. INMET emite alerta laranja para chuvas e possíveis transtornos. [...]

INMET emite alerta laranja para acumulado de chuvas em grande parte do estado.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Após um sábado de calor intenso, Mato Grosso do Sul enfrenta a chegada de uma frente fria com previsão de tempestades e acumulado de chuvas, conforme alerta laranja emitido pelo INMET. O aviso, válido até domingo (26), indica risco de alagamentos, deslizamentos e transbordamentos, com possibilidade de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. O Cemtec informa que a combinação da frente fria com outros fatores atmosféricos intensificará a instabilidade, podendo ocorrer raios, rajadas de vento e queda de granizo, com acumulados de chuva que podem ultrapassar 30 mm em 24 horas, principalmente na região centro-sul. O INMET orienta a população a evitar áreas de risco e, em caso de emergência, acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Após calor intenso, MS se prepara para tempestades e frente fria. INMET emite alerta laranja para chuvas e possíveis transtornos.

O sábado (25) foi marcado por altas temperaturas e baixa umidade em Mato Grosso do Sul, mas o tempo deve mudar drasticamente. O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja, indicando perigo de acumulado de chuvas, válido desde a noite de sábado (25) até o final do domingo (26) para grande parte do estado.

O aviso prevê chuvas intensas, entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios, especialmente em áreas mais vulneráveis.

Segundo o boletim meteorológico do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a aproximação de uma frente fria intensificará a instabilidade atmosférica, provocando chuvas de intensidade fraca a moderada em grande parte do território sul-mato-grossense. Há também a possibilidade de tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Recomendações

A situação é resultado da combinação da frente fria com o transporte de calor e umidade, além da presença de uma área de baixa pressão atmosférica e do deslocamento de cavados em níveis médios da atmosfera, fatores que favorecem a formação de nuvens carregadas e precipitação volumosa.

Os acumulados de chuva podem ultrapassar 30 mm em 24 horas, principalmente nas regiões centro-sul do estado. Em Campo Grande, as temperaturas devem variar entre 21°C e 28°C, com ventos que podem atingir até 60 km/h.

O INMET orienta a população a evitar enfrentar o mau tempo, observar possíveis alterações em encostas e, se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de inundações, proteger pertences em sacos plásticos.

Em emergências, acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Leia mais

Rolar para cima