A bola, com design que homenageia os países-sede, promete decisões de arbitragem mais rápidas e melhor desempenho em campo.
A Fifa apresentou a Trionda, bola oficial da Copa do Mundo de 2026, com design que celebra os países-sede e tecnologia para otimizar o desempenho e a arbitragem.
A Fifa apresentou, nesta quinta-feira (2), a Trionda, bola oficial da Copa do Mundo de 2026, que ocorrerá nos Estados Unidos, México e Canadá. O design da bola, que significa “três ondas”, inclui detalhes em azul, verde e vermelho, representando os países anfitriões.
Produzida pela Adidas, a Trionda possui uma nova construção de quatro painéis, visando alto desempenho. A geometria fluida do design replica as ondas, inspirada na ‘Ola’ dos estádios. A bola também homenageia os países-sede com ícones: uma estrela para os EUA, uma folha de bordo para o Canadá e uma águia para o México. Detalhes dourados celebram o troféu da Copa do Mundo e o espírito de vitória.
Sam Handy, gerente geral da Adidas, explicou que cada detalhe da Trionda tem um propósito. Segundo ele, as texturas em relevo, os gráficos em camadas e as cores vibrantes fazem a bola se destacar, criando um design que parece ganhar vida.
Ainda segundo a Adidas, a nova bola permite decisões de arbitragem mais rápidas durante o jogo e oferece mais informações sobre o desempenho em campo. A Copa do Mundo de 2026 será realizada de 11 de junho a 19 de julho.