Evento gratuito no Largo da Batata oferece mais de 100 pratos típicos e celebra a cultura indiana.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
São Paulo recebe a segunda edição do Festival das Luzes, com culinária, dança e cerimônias que celebram a cultura indiana no Largo da Batata.
No fim de semana de 18 e 19 de outubro de 2025, o Largo da Batata, em São Paulo, foi palco da segunda edição do Festival das Luzes, também conhecido como Diwali, que celebrou a vitória da luz sobre as trevas e o início de um novo ano no calendário hindu. O evento ofereceu mais de 100 opções de comidas típicas e uma programação diversificada, segundo informações da organização.
O evento gratuito, com duração das 11h às 21h, apresentou diversas danças indianas e a Cerimônia das Luzes, onde os participantes criaram desenhos coloridos no chão para saudar deusas do hinduísmo. O organizador Guilherme Caetano destacou a importância do festival para desmistificar preconceitos sobre a culinária indiana.
Entre as atrações, as barracas de rua ofereceram pratos como Samosas e butter chicken. A culinária indiana, muitas vezes associada à falta de higiene, está ligada à prática do ayurveda, sistema medicinal milenar que busca o equilíbrio da saúde através dos temperos.
A celebração do Diwali varia em diferentes partes do mundo, com luzes e balões na Índia e fogos de artifício no Canadá e Inglaterra. No Brasil, o festival criou um show na praça e um cerimonial que, segundo Caetano, transcendeu a religiosidade, tornando-se uma experiência individual.