A indústria brasileira registrou uma alta de 1,2% no faturamento em novembro, mas o emprego caiu pelo terceiro mês seguido. Essa queda no emprego foi de 0,2%, somando 0,6% desde setembro. No entanto, durante 2025, o emprego cresceu 1,7% entre janeiro e novembro.
O salário na indústria teve alta de 1,5% em novembro, após quatro quedas consecutivas. No acumulado do ano, o salário do setor recuou 2,3%. A quantidade de horas trabalhadas também caiu entre outubro e novembro, 0,7%, após três altas consecutivas.
O faturamento do setor cresceu 1,2% em novembro em relação à outubro, mas a indústria brasileira encerrou 2025 com faturamento acumulado de apenas 0,3%, em comparação ao mesmo período de 2024. A desaceleração no emprego foi atribuída aos reflexos do aperto monetário e do enfraquecimento gradual da indústria no segundo semestre de 2025.
A indústria brasileira enfrenta desafios, com o emprego caindo pelo terceiro mês seguido. No entanto, o faturamento do setor apresentou crescimento em novembro, o que pode ser um sinal de recuperação para o setor