Familiares dos Mamonas Assassinas decidem exumar corpos para memorial em Guarulhos

Após quase 30 anos da tragédia, os familiares dos Mamonas Assassinas acordaram pela exumação dos corpos para criar um memorial sustentável em Guarulhos. [...]
Foto: Banda Mamonas Assassinas. Da esquerda para a direita: Júlio Rasec, Dinho,

Os familiares dos integrantes dos Mamonas Assassinas decidiram exumar os corpos quase 30 anos após o acidente aéreo que resultou em suas mortes. Parte das cinzas será transformada em adubo para o plantio de cinco árvores no BioParque Cemitério de Guarulhos, cidade natal dos músicos.

A iniciativa, divulgada nas redes sociais do grupo e do cemitério, visa homenagear a banda, que deixou um legado na música brasileira. O projeto faz parte de uma ação mais ampla de ressignificação da memória e das homenagens póstumas.

O espaço será denominado Jardim BioParque Memorial Mamonas, unindo homenagem póstuma, memória afetiva, sustentabilidade e preservação ambiental. As cinzas da cremação serão utilizadas junto às sementes de espécies nativas, que serão monitoradas por especialistas, simbolizando a continuidade da vida a partir da lembrança.

De acordo com o cemitério, o novo espaço se propõe a ser um patrimônio afetivo, onde as lembranças são transformadas com o passar do tempo. A tragédia ocorreu em março de 1996, quando o avião que levava os músicos colidiu com a Serra da Cantareira, resultando na morte de todos a bordo.

Leia mais

Rolar para cima