EUA preparam 1.500 soldados para possível envio a Minnesota

O Pentágono ordenou que cerca de 1.500 soldados da ativa se preparem para um possível deslocamento para Minnesota [...]
Agente federal e manifestante gesticulam durante protesto contra o assassinato —

O Pentágono ordenou que cerca de 1.500 soldados da ativa se preparem para um possível deslocamento para Minnesota. A medida ocorre após o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçar usar a Lei da Insurreição se as autoridades do estado não impedirem os manifestantes de atacar agentes de imigração.

A ameaça de Trump veio logo após um agente de imigração dos EUA ter atirado em um venezuelano que fugia de uma blitz policial em Minneapolis. O estado vive tensão sob governo Trump, com cerca de dois mil agentes federais mobilizados como parte da mais recente repressão à imigração promovida pela Casa Branca.

O Departamento de Segurança Interna dos EUA informou que, durante o caso, duas pessoas atacaram o agente federal com um cabo de vassoura e uma pá de neve enquanto ele lutava com o venezuelano, que estava ilegalmente no país. A Lei da Insurreição autoriza o presidente a mobilizar forças militares em território americano.

O governador de Minnesota acionou a Guarda Nacional em meio a protestos, e uma juíza dos EUA impôs restrições a agentes contra manifestantes em Minnesota. O Pentágono e a Casa Branca não responderam imediatamente a um pedido de comentário.

Leia mais

Rolar para cima