EUA limitam voos privados em aeroportos chave durante paralisação governamental

Os EUA estão limitando voos privados em grandes aeroportos para aliviar a pressão sobre controladores de tráfego aéreo durante o 'shutdown'. [...]
EUA limitam voos privados em aeroportos chave durante paralisação governamental
Foto: m, passageiros no Aeroporto Internacional O’Hare, em Chicago

Os EUA estão limitando voos privados em grandes aeroportos para aliviar a pressão sobre controladores de tráfego aéreo durante o 'shutdown'.

O governo dos Estados Unidos, por meio da FAA (Administração Federal de Aviação), anunciou a limitação de voos de jatos executivos e outras aeronaves privadas em alguns dos principais aeroportos do país. A medida tem como objetivo principal aliviar a pressão sobre os controladores de tráfego aéreo, que estão operando sob condições desafiadoras devido ao ‘shutdown’ – a paralisação parcial do governo federal.

As restrições, conforme reportado pelo Wall Street Journal, entraram em vigor nesta segunda-feira, afetando aeroportos como os de Atlanta, Dallas/Fort Worth, Denver e Chicago. A NBAA (Associação Nacional de Aviação Executiva) manifestou seu apoio à medida, reafirmando o compromisso com a segurança do espaço aéreo.

Impacto e Justificativa

Autoridades de transporte dos EUA justificaram a restrição como uma forma de aliviar a carga de trabalho dos controladores, muitos dos quais estão trabalhando sem remuneração e enfrentando problemas de saúde. Essa situação tem levado a reduções significativas nas viagens aéreas, com menos funcionários disponíveis para supervisionar o tráfego.

Na última sexta-feira, a FAA já havia determinado que 40 grandes aeroportos reduzissem o tráfego aéreo em 4%. As companhias aéreas cancelaram mais de 3.600 voos domésticos nos EUA entre sexta e domingo, segundo dados da FlightAware.

Leia mais

Rolar para cima