Os Estados Unidos informaram que interceptaram, no Oceano Índico, o navio petroleiro Veronica III, acusado de violar o bloqueio imposto às operações de petróleo relacionadas à Venezuela e Cuba. O Departamento de Guerra anunciou que a embarcação tentou escapar da "quarentena" marítima imposta pelo presidente Donald Trump.
O Pentágono divulgou que as forças americanas realizaram uma ação de inspeção e abordagem do navio, sem incidentes. O comunicado destacou que o navio foi seguido desde o Caribe até o Oceano Índico, sendo neutralizado ao final da perseguição, enfatizando que as águas internacionais não são um santuário para atividades ilegais.
O Veronica III, com bandeira panamenha, está entre cerca de 16 petroleiros sancionados que tentaram contornar o bloqueio dos EUA. A embarcação teria mudado de nome para “DS Vector” e falsificado suas coordenadas para simular que estava na costa da Nigéria, buscando escapar do monitoramento americano.
Desde dezembro de 2025, os EUA impõem uma “quarentena” marítima sobre petroleiros sancionados que entram ou saem da Venezuela, no âmbito da Operação Lança do Sul. Essa estratégia visa restringir receitas que beneficiam países aliados da Rússia, do Irã ou de Cuba, com a aplicação de tarifas a nações que enviam petróleo para Cuba.
