O número de pessoas que vivem em situação de rua no Brasil aumentou para 365.822 pessoas no final do ano passado. Em dezembro de 2024, havia 327.925 pessoas vivendo nas ruas do Brasil. A maioria dessa população se encontra na Região Sudeste do país, somando 222.311 de pessoas, o que representa 61% do total no país.
O estado de São Paulo concentra 150.958 pessoas em situação de rua, seguido pelos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. O Amapá é o estado com o menor número de pessoas nessa condição, somando 292. Os pesquisadores apontam que o aumento pode ser explicado por fatores como o fortalecimento do Cadastro Único de Programas Sociais e a ausência de políticas públicas estruturantes.
A precarização das condições de vida, especialmente após a pandemia, também é apontada como um fator que contribui para o aumento do número de pessoas em situação de rua. Além disso, as emergências climáticas e deslocamentos forçados podem ter influenciado esse aumento. O levantamento foi feito com base nos dados do Cadastro Único de Programas Sociais.
Os dados mostram que o número de pessoas em situação de rua havia caído entre 2020 e 2021, mas voltou a subir em 2022 e vem crescendo de forma contínua desde então. É importante que sejam implementadas políticas públicas eficazes para atender às necessidades dessa população e reduzir o número de pessoas em situação de rua no Brasil.