O blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio é considerado foragido pela Justiça brasileira. A justiça espanhola negou o pedido de extradição de Eustáquio, que é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por ameaça, perseguição, incitação ao crime, associação criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
A Justiça brasileira havia prendido Eustáquio, mas ele foi liberado para cumprir prisão domiciliar e fugiu para a Espanha. Além disso, ele é acusado de divulgar dados pessoais do delegado que conduziu investigações sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro.
A Justiça espanhola justificou a negativa à extradição ao afirmar que não há tipificação criminal semelhante à brasileira em sua legislação, o que fere o tratado bilateral com o Brasil e, por isso, decidiu manter o bolsonarista no país. A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou um recurso, mas a solicitação foi negada e não cabe mais qualquer pedido nesse sentido.
A AGU afirmou que não há mais possibilidade de recurso. Oswaldo Eustáquio permanecerá na Espanha, onde não será extraditado para o Brasil.
