Equador anuncia tarifa de 30% à Colômbia por falta de cooperação antidrogas

O presidente do Equador, Daniel Noboa, anunciou que seu governo imporá uma tarifa de 30% sobre as importações provenientes da Colômbia, a partir de 1º [...]

Foto: Busca Gazeta do Povo

O presidente do Equador, Daniel Noboa, anunciou que seu governo imporá uma tarifa de 30% sobre as importações provenientes da Colômbia, a partir de 1º de fevereiro, citando “falta de reciprocidade e ações firmes” de Bogotá no combate ao narcotráfico.

A decisão foi comunicada pelo presidente em publicação na rede social X e ocorre em um contexto em que o Equador afirma manter esforços de cooperação com a Colômbia, inclusive convivendo com um déficit comercial superior a US$ 1 bilhão por ano, enquanto suas forças de segurança seguem enfrentando grupos ligados ao narcotráfico na fronteira sem apoio efetivo do país vizinho.

“Enquanto insistimos no diálogo, nossos militares continuam enfrentando o narcotráfico na fronteira sem cooperação alguma”, afirmou Noboa.

De acordo com o presidente equatoriano, a tarifa será mantida até que exista um compromisso real da Colômbia para enfrentar conjuntamente o narcotráfico e o garimpo ilegal na região fronteiriça, “com a mesma seriedade e decisão” adotadas pelo Equador.

Leia mais

Rolar para cima