A plataforma inédita cruza dados climáticos, de saúde e socioeconômicos. O objetivo é antecipar riscos e planejar respostas rápidas e eficazes a crises.
A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein lançará uma plataforma inovadora durante a COP30, em Belém, que permitirá o cruzamento de indicadores climáticos, de saúde e socioeconômicos. O objetivo é facilitar a integração desses dados para apoiar a formulação de políticas públicas mais eficazes, visando antecipar riscos e planejar respostas rápidas a emergências.
A ferramenta utilizará dados públicos ambientais, como temperatura, umidade e ondas de calor, juntamente com informações sobre a saúde pública nos municípios e estados brasileiros. Serão integradas mais de 40 fontes de dados, incluindo o SUS, Inmet e ANA, para manter a plataforma atualizada com informações específicas por município.
“Quando temos a integração desses dados e observamos um padrão de comportamento semelhante ao longo do tempo, a gente consegue antecipar essas crises e também organizar o sistema de saúde, planejando uma resposta mais eficaz do sistema”, afirmou Sidney Klajner, presidente da entidade.
Principais Funcionalidades
A plataforma permitirá comparar indicadores entre municípios, estados e o país, visualizar tendências temporais e espaciais da saúde da população e identificar correlações concretas, como o aumento da mortalidade cardiovascular associado à elevação de temperatura.