Neste sábado (9), a 60ª Expoagro (Exposição Agropecuária de Dourados) foi marcada pela presença do governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), que fez um discurso enfatizando a importância da ordem e da segurança jurídica para o setor agropecuário. Em sua fala, Riedel garantiu que o governo estadual está comprometido em criar um ambiente de negócios estável e competitivo, fundamental para atrair investimentos no agronegócio. Antes de sua participação Na Expoagro, o governador se reuniu com empresários e autoridades locais para ouvir demandas e propostas.
Riedel destacou que a liberdade de trabalho é uma prioridade em sua gestão e que o governo atuará de maneira integral para manter a ordem no Mato Grosso do Sul. Ele afirmou que "a ordem no Mato Grosso do Sul vai ser mantida" e assumiu a responsabilidade pelo controle das instituições, buscando garantir que os investidores possam atuar sem preocupações que caracterizam o atual cenário nacional de competitividade.
O governador abordou também questões relacionadas às comunidades indígenas e à ocupação de terras, enfatizando a necessidade de separar a assistência social das situações de ilegalidade. Durante seu discurso, mencionou que o Estado, em parceria com o Governo Federal e a Itaipu Binacional, investiu mais de R$ 70 milhões para levar água potável às aldeias. Riedel frisou que não tolerará infrações ao direito de propriedade e criticou a confusão entre assistência e conivência com comportamentos inadequados dentro da comunidade.
Em relação ao ambiente econômico, Riedel expressou sua preocupação com o ciclo financeiro atual da agropecuária, comparando-o ao período de 1997, quando liderou o Sindicato Rural de Maracaju. Ele comentou sobre as elevadas taxas de juros, que variam entre 15% e 18% ao ano, e que, segundo ele, tornam a viabilidade de negócios um desafio, resultando em um acúmulo de dívidas para os produtores. O governador também fez um apelo ao Governo Federal e ao Congresso Nacional para buscar soluções que possam melhorar este cenário.
O desenvolvimento regional também foi tema da fala do governador, que citou exemplos de empresas locais que se destacaram com o apoio de políticas públicas. Ele comentou sobre o repasse de R$ 30 milhões destinados ao recapeamento de vias de transporte coletivo em Dourados, destacando a importância da colaboração entre os 79 municípios do Estado e a união das bancadas estadual e federal. Riedel finalizou sua participação Na Expoagro ressaltando que, apesar das dificuldades econômicas, o Mato Grosso do Sul está estrategicamente posicionado como um fornecedor global de alimentos e energia limpa, ressaltando a capacidade de trabalho da população local.
"Aqui nós estamos muito bem posicionados e vamos cada vez mais crescer, se desenvolver com responsabilidade, porque o Mato Grosso do Sul tem gente trabalhadora e uma classe política unida, independentemente das discussões ideológicas. Essa harmonia é o que atrai investidores para nossa região", concluiu Riedel.