Dólar cai após Trump ameaçar Europa por disputa pela Groenlândia

Tensão entre EUA e Europa pressiona mercados e deve dominar o Fórum Econômico Mundial em Davos [...]
Dólar — Foto: Dólar (Valter Campanato/Agência Brasil)

O dólar sofreu um baque após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçar impor tarifas a oito países europeus por apoiarem a soberania da Dinamarca sobre a Groenlândia. A medida gerou fuga de investidores de ativos norte-americanos e reacendeu temores de um novo ciclo de isolacionismo econômico dos Estados Unidos.

Os futuros do S&P 500 recuavam 0,8%, os do Nasdaq, 1,1%, e o Bloomberg Dollar Spot Index caía 0,1%. Moedas consideradas porto seguro, como o iene e o franco suíço, se fortaleciam. Ouro e prata batiam recordes.

Trump afirmou que, a partir de 1º de fevereiro, pretende aplicar tarifas de 10% sobre produtos da França, Alemanha, Reino Unido, Holanda, Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia, podendo elevar a taxa para 25% em junho. A justificativa: pressionar a Dinamarca a negociar a venda da Groenlândia.

O aumento da tensão ocorre às vésperas do Fórum Econômico Mundial, em Davos, onde Trump lidera a delegação dos EUA. A expectativa é que o tema domine conversas bilaterais e discursos públicos.

Leia mais

Rolar para cima