Dólar abre em alta com mercado de olho em dados dos EUA e cenário geopolítico

O dólar abriu a sessão desta sexta-feira em leve alta, com avanço de 0,10% nos primeiros negócios, cotado a R$ 5,2897. Com a agenda econômica [...]

O dólar abriu a sessão desta sexta-feira em leve alta, com avanço de 0,10% nos primeiros negócios, cotado a R$ 5,2897. Com a agenda econômica doméstica mais enxuta, o mercado voltou a direcionar a atenção para dados dos Estados Unidos e para o comportamento recente dos ativos globais.

Indicadores de atividade, sinais de menor tensão geopolítica e o desempenho das bolsas ajudam a compor o cenário acompanhado pelos investidores. O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou a quinta-feira com alta de 2,20%, aos 175.589,35 pontos, no maior nível de encerramento da história.

O desempenho foi sustentado por ações de grande peso no índice, como a Petrobras, a Vale e o Itaú. Na quarta-feira, o presidente americano, Donald Trump, disse ter alcançado um acordo sobre o futuro da Groenlândia junto à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

O mercado em Wall Street fechou em alta, aproximando-se de suas máximas históricas, depois que Trump reduziu sua ameaça de tarifas sobre os países europeus, enquanto novos dados apontaram para uma economia resiliente. Os principais índices europeus também fecharam em alta, com o STOXX 600 subindo 1,03%.

Leia mais

Rolar para cima