Depois de refresco da chuva, bolha de calor deve escaldar MS ainda nesta semana

Uma bolha de calor, fenômeno meteorológico caracterizado por altas pressões que aprisionam ar quente, promete escaldar Mato Grosso do Sul nesta semana. Segundo a MetSul [...]

Bolha de calor que vai atuar sobre Mato Grosso do Sul e outras regiões (Imagem: Metsul)

Uma bolha de calor, fenômeno meteorológico caracterizado por altas pressões que aprisionam ar quente, promete escaldar Mato Grosso do Sul nesta semana. Segundo a MetSul Meteorologia, temperaturas entre 35°C e 40°C devem ser registradas em diversas cidades, com picos de calor esperados na quinta (16) e sexta-feira (17).

O fenômeno terá seu centro entre o Paraguai e o Centro-Oeste brasileiro, afetando também o Norte da Argentina, Uruguai e estados do Sul do Brasil, além de áreas no interior de São Paulo. O processo ocorre devido à compressão do ar na superfície, que intensifica o calor. A MetSul alerta que as mudanças climáticas podem estar aumentando a frequência e intensidade dessas ondas de calor.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Mato Grosso do Sul enfrentará uma intensa bolha de calor nesta semana, com temperaturas entre 35°C e 40°C, atingindo picos na quinta e sexta-feira, conforme a MetSul Meteorologia. O fenômeno, que também afetará países vizinhos e outros estados brasileiros, é resultado de altas pressões que aprisionam o ar quente. Apesar das recentes chuvas, o Cemtec prevê elevação das temperaturas a partir desta terça-feira, com risco de temporais isolados no final da semana. Porto Murtinho já registrou temperaturas elevadas, chegando a 41,8°C na última sexta-feira.

Em Mato Grosso do Sul, Porto Murtinho já registrou 41,8°C na sexta-feira (10), enquanto no último sábado (11), a cidade alcançou 38,9°C. Mesmo com as chuvas recentes que trouxeram alívio momentâneo, a previsão é de elevação das temperaturas a partir desta terça-feira (14), intensificando o calor ao longo da semana.

“O que vai ocorrer agora é a ampliação desta massa de ar quente com uma bolha de calor tomando conta de grande parte das latitudes médias da América do Sul com máximas muito elevadas que devem ficar entre 35ºC e 40ºC em maior número de cidades no decorrer da semana”, explicou o MetSul em nota.

Em relação às temperaturas previstas para quarta (15) e quinta-feira (16), o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS) aponta as seguintes condições:

  • Regiões Sul e Sudeste: mínimas entre 20°C e 23°C e máximas entre 30°C e 35°C.
  • Região Sudoeste: mínimas entre 24°C e 26°C e máximas entre 37°C e 39°C.
  • Regiões do Bolsão, Pantaneira e Norte: mínimas entre 22°C e 25°C e máximas entre 29°C e 35°C.
  • Campo Grande: mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 30°C e 32°C.

Os ventos devem variar entre os quadrantes leste e norte, com intensidades de 30-50 km/h, podendo ocorrer rajadas pontuais acima de 50 km/h.

Além disso, o calor extremo aumentará o risco de temporais isolados, principalmente na segunda metade da semana. Esses fenômenos, geralmente formados no final da tarde ou início da noite, podem incluir chuvas intensas, vendavais e granizo, sendo mais severos em áreas com maior aquecimento e baixa pressão atmosférica.

Leia mais

Rolar para cima