O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reunirá com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, nesta segunda-feira na Casa Branca, para discutir a situação na Faixa de Gaza. O encontro, agendado para as 12h no horário de Brasília, ocorre em um momento crucial, após a guerra em Gaza ter dominado as discussões na Assembleia Geral da ONU, que se encerra hoje.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
A Casa Branca indicou nesta segunda-feira que um acordo para cessar as hostilidades em Gaza está “muito perto” de ser alcançado, embora detalhes específicos não tenham sido divulgados. A reunião entre os líderes acontece em um contexto de crescente pressão internacional para uma resolução pacífica do conflito.
Durante a Assembleia Geral da ONU, diversos países manifestaram apoio à criação de um Estado Palestino, enquanto outros expressaram preocupação com a situação humanitária na Faixa de Gaza. Netanyahu, em seu discurso, defendeu a necessidade de “finalizar o trabalho” em Gaza, enquanto o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, enfatizou a importância de um Estado Palestino para a estabilidade no Oriente Médio.
Espera-se que Trump exerça pressão sobre Netanyahu para que aceite um acordo de 21 pontos proposto pelo governo americano, visando estabelecer um cessar-fogo e iniciar um processo de negociação para uma solução duradoura para o conflito. O encontro na Casa Branca será crucial para determinar os próximos passos em relação à crise em Gaza.