Crianças e jovens lançam carta por educação climática em Luziânia (GO)

Em Luziânia (GO), jovens apresentaram carta a Lula e ministros durante a 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, com foco na COP30 em Belém. [...]

Documento foi apresentado durante a 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, com a presença de Lula e ministros.

Em Luziânia (GO), jovens apresentaram carta a Lula e ministros durante a 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, com foco na COP30 em Belém.

Em Luziânia (GO), durante a manhã desta quarta-feira (8), a 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente foi palco da apresentação da Carta Compromisso das Crianças e Jovens pela Educação e Justiça Climática, lida por dois estudantes perante autoridades do governo federal, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O documento reúne conclusões e compromissos firmados pelos participantes nas etapas escolar, municipal e estadual da conferência.

O texto, construído de forma coletiva, enfatiza que a justiça climática transcende o meio ambiente, demandando igualdade, inclusão e respeito à diversidade. A jovem estudante Ana Evangelista da Silva, do Ceará, defende que os grupos mais impactados pelas mudanças climáticas sejam ouvidos e que se amplie a capacidade de prevenção de riscos.

O objetivo principal da carta é subsidiar os debates da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas 2025 (COP30), agendada para Belém entre 10 e 21 de novembro, com o propósito de reforçar o apelo para que esta seja a “COP da Verdade”. A ministra Marina Silva expressou gratidão aos jovens pela elaboração da carta compromisso.

Para uma plateia de aproximadamente 800 participantes, o ministro Camilo Santana destacou que a retomada da mobilização social evidencia a importância da escuta social, da equidade e da educação na construção de uma política ambiental justa no país. Ele também explicou que a conferência com estudantes faz parte do ciclo preparatório para a COP30. O ministro Márcio Macêdo ressaltou a importância da educação ambiental a longo prazo, visando formar cidadãos conscientes e combater as mudanças climáticas.

Leia mais

Rolar para cima