Com a chegada do verão e a previsão de chuvas mais frequentes em Mato Grosso do Sul, aumenta a possibilidade de ocorrências relacionadas à queda de árvores ou ao risco iminente de queda. Um cenário que exige atenção redobrada da população. Para reduzir o risco de acidentes, especialmente aqueles que podem atingir residências, comércios ou veículos, algumas medidas de prevenção são fundamentais.
A realização de podas regulares ajuda a evitar que galhos fragilizados ofereçam risco de queda. Durante períodos de chuva e ventos fortes, recomenda-se evitar estacionar veículos sob árvores. Caso seja identificado que uma árvore, ou parte dela, apresente risco iminente de queda, a orientação é buscar abrigo em local seguro e acionar ajuda especializada.
Em situação de urgência ou emergência que ofereça risco à vida, deve-se acionar o Corpo de Bombeiros Militar. Já em situações de obstrução de vias, a Defesa Civil municipal deve ser acionada. Árvores energizadas ou galhos encostando em fios de energia devem ser tratadas pela Energisa, que pode programar o desligamento da rede para permitir a poda ou remoção com segurança.
A responsabilidade pela poda de árvores em propriedades particulares é do proprietário do imóvel, enquanto em vias urbanas, a atribuição cabe à Prefeitura Municipal. A população deve estar ciente de quem acionar em cada situação específica para garantir um atendimento mais rápido e adequado.