Belém se prepara para sediar a COP30, com a expectativa de receber delegações de quase todos os países membros da ONU.
A cidade de Belém se prepara para sediar a COP30, um evento crucial para as negociações climáticas globais. Valter Correia, secretário extraordinário da COP30, anunciou que a cidade já conta com a confirmação de hospedagem de mais de 160 países, com negociações avançadas para garantir a presença da maioria dos membros da ONU.
Correia enfatizou o esforço para acomodar todas as delegações, ajustando-se às necessidades individuais e explorando diversas opções de hospedagem, incluindo hotéis, imóveis privados e navios transatlânticos. Ele destacou que os preços da rede hoteleira se estabilizaram, facilitando a logística.
A expectativa é que a COP30 no Brasil registre uma das maiores participações sociais da história, reunindo povos indígenas, ONGs e representantes de todo o mundo. O governo federal já investiu mais de R$4 bilhões em Belém, com um total de investimentos, incluindo recursos estaduais e municipais, ultrapassando R$6 bilhões.
Legado para Belém e Região Norte
Segundo Correia, a COP30 já transformou a realidade de Belém e do Pará, impulsionando o desenvolvimento e melhorando a qualidade de vida da população. Obras de saneamento básico e drenagem beneficiarão diretamente mais de 600 mil pessoas na periferia da cidade.