PUBLICIDADE

Conclave para eleger novo Papa inicia em 7 de maio

O Vaticano anunciou que o conclave para a eleição do novo Papa terá início no dia 7 de maio. A decisão foi tomada durante uma reunião de cardeais realizad... [...]

O Vaticano anunciou que o conclave para a eleição do novo Papa terá início no dia 7 de maio. A decisão foi tomada durante uma reunião de cardeais realizada nesta segunda-feira (28).

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

O Vaticano anunciou que o conclave para eleger o sucessor do Papa Francisco, falecido e sepultado no sábado, terá início em 7 de maio, após o período de luto de nove dias. A decisão foi tomada em reunião com cerca de 180 cardeais, dos quais 133 participarão do conclave na Capela Sistina, incluindo sete brasileiros: Sérgio da Rocha, Jaime Spengler, Odilo Scherer, Orani Tempesta, Paulo Cezar Costa, João Braz de Aviz e Leonardo Ulrich Steiner. Para ser eleito, o cardeal precisa de dois terços dos votos, com até quatro votações diárias e isolamento dos eleitores na "zona de conclave". A duração da votação é incerta, e a Santa Sé estendeu as credenciais de jornalistas até 31 de maio.

A votação, que ocorrerá na Capela Sistina, começará após o período de luto de nove dias, conhecido como Novendiales, em memória do Papa Francisco, falecido e sepultado no sábado.

Preparativos e Participantes

A Congregação Geral, reunião a portas fechadas que definiu a data, contou com a presença de cerca de 180 cardeais. Destes, pouco mais de 100 estão aptos a participar do conclave. Os cardeais também decidiram fechar a Capela Sistina ao público para iniciar os preparativos para a votação.

Um total de 133 cardeais participarão do conclave, incluindo sete brasileiros: Sérgio da Rocha, Jaime Spengler, Odilo Scherer, Orani Tempesta, Paulo Cezar Costa, João Braz de Aviz e Leonardo Ulrich Steiner.

Funcionamento do Conclave

O conclave terá início na manhã do dia 7 com uma missa na Basílica de São Pedro, seguida pela entrada dos cardeais na Capela Sistina para o início da votação. Para ser eleito, um cardeal precisa obter dois terços dos votos. Até quatro votações podem ser realizadas por dia, com pausas para orações a cada três dias e após sete votações sem um eleito.

Durante o conclave, os cardeais eleitores permanecem isolados dentro do Vaticano, na chamada “zona de conclave”, e fazem um juramento de segredo absoluto sobre o processo.

Duração da Votação

Embora a data de início do conclave esteja definida, não há previsão para o término da eleição. Os conclaves anteriores, em 2005 e 2013, duraram apenas dois dias, mas outras votações já levaram mais tempo, com a mais longa durando dois anos. A Santa Sé prorrogou as credenciais temporárias de jornalistas que cobrem o Vaticano até 31 de maio.

“Acho que nos sentimos muito sortudos por sermos o último grupo de visitantes a entrar hoje. Sabem, nossa viagem não teria sido completa sem ver este lugar lindo”, disse Sumon Khan, um turista dos Estados Unidos, ao visitar a Capela Sistina antes do fechamento.

Leia mais

Rolar para cima