PUBLICIDADE

Saiba como usar as notas individuais do Enem 2025

O Enem 2025 terá provas aplicadas em novembro, com resultados em janeiro de 2026. Notas poderão ser usadas para Sisu, Prouni e Fies. [...]

Resultados do exame podem ser usados para acesso a universidades, bolsas de estudo e financiamentos.

O Enem 2025 terá provas aplicadas em novembro, com resultados em janeiro de 2026. Notas poderão ser usadas para Sisu, Prouni e Fies.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

O Enem 2025, com provas em novembro e resultados em janeiro de 2026 (exceto em algumas cidades do Pará devido à COP30), permite o acesso ao ensino superior através do Sisu em universidades públicas, Prouni com bolsas em instituições privadas e Fies para financiamento estudantil. As notas do exame também são válidas para ingresso em universidades portuguesas conveniadas e para certificação do ensino médio para maiores de 18 anos que atingirem a pontuação mínima exigida. O Sisu 2026 aceitará notas das três últimas edições do Enem, enquanto o Prouni exige nota média superior a 450 pontos e o Fies possui critérios semelhantes de nota e renda familiar. Treineiros podem usar o Enem como autoavaliação, mesmo sem a possibilidade de ingresso no ensino superior.

As provas do Enem 2025 serão aplicadas em novembro, com exceção de algumas cidades do Pará devido à COP30. Os resultados, previstos para janeiro de 2026, abrem diversas portas para os estudantes.

Os participantes podem usar suas notas para ingressar em universidades públicas através do Sisu, concorrer a bolsas de estudo no Prouni e obter financiamento estudantil pelo Fies. Além disso, o Enem possibilita o ingresso em universidades portuguesas conveniadas e a certificação do ensino médio.

O Sisu utiliza a média das notas do Enem para selecionar candidatos para instituições públicas. A edição de 2026 permitirá o uso das notas das três últimas edições do exame. Para participar, é necessário ter concluído o ensino médio e não ter zerado a redação.

Prouni e Fies: Bolsas e Financiamentos

O Prouni oferece bolsas integrais e parciais em universidades privadas, exigindo nota média superior a 450 pontos no Enem e nota diferente de zero na redação. O Fies financia cursos em faculdades particulares, com critérios semelhantes de nota no Enem e renda familiar.

As notas do Enem também são aceitas em universidades portuguesas que possuem convênio com o Inep. Essa é uma opção para estudantes brasileiros que desejam cursar o ensino superior em Portugal, embora não haja financiamento estudantil pelo governo brasileiro.

Além disso, o Enem pode ser usado para obter a certificação de conclusão do ensino médio, desde que o participante tenha no mínimo 18 anos, alcance a pontuação mínima em cada área do conhecimento e obtenha pelo menos 500 pontos na redação.

O Enem também serve como autoavaliação para treineiros, que ainda não concluíram o ensino médio. Embora a nota não sirva para ingresso no ensino superior, permite que o estudante conheça o formato da prova e identifique áreas a serem aprimoradas.

Leia mais

Rolar para cima