Geógrafo Leandro Costa usa bicicleta para conscientizar sobre mudanças climáticas entre Rio de Janeiro e Belém, visando a COP30.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
O geógrafo Leandro Costa viaja de bicicleta do Rio a Belém para promover a educação ambiental, visando a COP30 e a conscientização sobre o clima.
Visando a COP30 em Belém, o geógrafo e ambientalista Leandro Costa transformou sua bicicleta em ferramenta de educação ambiental. O trajeto de 3,5 mil quilômetros entre o Rio de Janeiro e a capital paraense é palco de discussões sobre o impacto da escolha da bicicleta para o planeta.
Leandro Costa busca despertar a consciência sobre as mudanças climáticas, defendendo a importância de se discutir o tema nas escolas e comunidades. O projeto, que conta com o apoio das embaixadas da Bélgica e da Holanda e do Instituto Piabanha, já percorreu quase metade do caminho.
O ciclista tem conversado com jovens sobre a COP30 e a importância da contribuição de cada um para enfrentar os problemas climáticos. Saindo do Rio de Janeiro, ele observou o uso intenso de bicicletas como meio de transporte nas comunidades, até mesmo na Avenida Brasil. Ao evitar o uso de outros veículos, Leandro estima que deixará de emitir quase uma tonelada de gás carbônico equivalente.
O embaixador da Bélgica no Brasil, Chris Hoornaert, reforça que o trabalho de Leandro não só sensibiliza sobre as mudanças climáticas, mas também incentiva a refletir sobre o que cada um pode fazer, e até mesmo encoraja negociadores a seguirem até terem um bom resultado. O ambientalista pedala entre 70 km e 110 km por dia, evitando os horários de sol forte.