CIA Publica Vídeo para Recrutar Oficiais Militares da China como Informantes

A CIA está intensificando os esforços para recrutar espiões chineses com o lançamento de um novo vídeo em mandarim [...]
CIA intensifica esforços para recrutar oficiais militares chineses como informan

A CIA está intensificando os esforços para recrutar espiões chineses com o lançamento de um novo vídeo em mandarim na quinta-feira (12), que apela diretamente aos oficiais militares do país que podem estar desiludidos com a corrupção em seu governo atual e com as extensas demissões de generais de alta patente promovidos pelo presidente Xi Jinping.

O vídeo retrata um oficial militar fictício de nível médio “tomando a difícil decisão de permanecer fiel aos seus valores e trilhar um caminho melhor para sua família, entrando em contato com a CIA”. “Qualquer pessoa com capacidade de liderança será inevitavelmente temida e eliminada sem piedade”, diz o narrador do vídeo. “Não posso permitir que esses loucos moldem o futuro da minha filha.”

O novo vídeo busca dar continuidade a uma campanha de recrutamento lançada pela agência no ano passado, que ajudou a cultivar novas fontes dentro da China, cruciais para a coleta de informações de inteligência humana. “Vamos continuar oferecendo aos funcionários do governo chinês e aos cidadãos a oportunidade de trabalharem juntos por um futuro melhor”, declarou o diretor da agência, John Ratcliffe.

Os vídeos levaram com sucesso ao recrutamento de novas fontes de inteligência dentro do país. “Os vídeos estão funcionando, e a barreira de proteção não é perfeita”, disse um oficial da CIA. “Os planos das forças anti-China não terão sucesso”, afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lin Jian, em uma coletiva de imprensa regular.

Leia mais

Rolar para cima