A quarta-feira (23) será marcada por instabilidade climática no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Uma combinação de fatores, incluindo uma área de baixa pressão sobre o Paraguai e o movimento de uma frente fria pelo oceano, intensifica a probabilidade de pancadas de chuva. A intensidade da chuva deve variar de moderada a forte, especialmente nas regiões oeste e noroeste do Rio Grande do Sul e no oeste catarinense. Em contraste, as demais áreas dessas regiões devem ter tempo firme.
No Sudeste, uma frente fria de menor intensidade se desloca ao longo da costa de São Paulo, resultando em aumento da nebulosidade na porção leste do estado. Existe a possibilidade de chuva fraca no litoral paulista. As demais áreas do Sudeste, incluindo Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, terão tempo firme, com sol e elevação das temperaturas. No interior de São Paulo e Minas Gerais, o calor será predominante, acompanhado de baixa umidade do ar, com índices abaixo de 30% no período da tarde.
Na região Centro-Oeste, o ar seco se intensifica, assegurando um dia de tempo firme, céu claro e temperaturas elevadas na maior parte da região. O calor será mais intenso em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal, com uma queda acentuada da umidade relativa do ar durante a tarde, podendo atingir valores inferiores a 20% nessas áreas. No restante do Centro-Oeste, a umidade relativa do ar deverá permanecer abaixo de 30%.
O Nordeste apresentará tempo instável na faixa leste, influenciado pela umidade vinda do oceano. Há previsão de pancadas de chuva entre a Bahia e Pernambuco, com potencial para intensidade moderada em alguns momentos. No litoral do Ceará e no norte do Maranhão, a chuva será mais esporádica. No interior, sertão e agreste, o tempo seco predominará, com sol e poucas nuvens, além de umidade relativa do ar abaixo de 20% à tarde.
Na Região Norte, o sol predominará com poucas nuvens e temperaturas elevadas no Acre, Rondônia e Tocantins. Entre o Amazonas e Roraima, a previsão é de pancadas de chuva, com possibilidade de temporais isolados. No centro-norte do Amazonas e no Amapá, também são esperadas pancadas de chuva de intensidade moderada, porém de forma mais isolada. Em áreas como o Tocantins, a metade sul do Pará e Rondônia, o ar seco se fará presente, com queda significativa da umidade relativa do ar durante a tarde.
