PUBLICIDADE

Chuva Forte e Granizo: Mato Grosso do Sul em Alerta para Tempestades

Mato Grosso do Sul está sob alerta de tempestades emitido pela Defesa Civil nesta segunda-feira (29). A previsão indica a possibilidade de ventos de até [...]

Mato Grosso do Sul está sob alerta de tempestades emitido pela Defesa Civil nesta segunda-feira (29). A previsão indica a possibilidade de ventos de até 60 km/h e ocorrência de chuva de granizo em diversas áreas do estado.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Mato Grosso do Sul está sob alerta da Defesa Civil devido à previsão de tempestades com ventos de até 60 km/h e possível queda de granizo. A população é orientada a buscar abrigo seguro e evitar áreas de risco, como proximidade de árvores e torres de transmissão. Aral Moreira registrou o maior acumulado de chuva no último fim de semana, com 24,4 mm. A primavera, estação de transição, favorece a ocorrência de tempestades severas, influenciadas pelo calor, umidade e áreas de baixa pressão.

O aviso detalha que podem ocorrer precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros ao longo do dia. Os ventos devem variar de 40 a 60 km/h, acompanhados de queda de granizo. Apesar do risco ser considerado baixo, a combinação desses fatores climáticos eleva a probabilidade de interrupções no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

A população é orientada a buscar abrigo seguro durante as tempestades, evitando a proximidade de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Também é recomendado não estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda.

No último fim de semana, Aral Moreira foi a cidade que registrou o maior acumulado de chuva, com 24,4 mm. Outros municípios com volumes significativos foram Bela Vista (23,2 mm), Amambai (20,6 mm), Nioaque (15,4 mm) e Bonito (13,8mm).

A previsão indica a continuidade do tempo quente, com possibilidade de chuvas de intensidade fraca a moderada, e ocorrência de tempestades isoladas, acompanhadas de raios e rajadas de vento. As condições climáticas são influenciadas pelo transporte de calor e umidade, juntamente com áreas de baixa pressão atmosférica.

O período da primavera é caracterizado pelo aumento gradual da umidade vinda da Amazônia, o que resulta no retorno mais frequente das chuvas. O aumento da radiação solar eleva as temperaturas, ocasionando dias mais quentes. Por ser uma estação de transição, a primavera é o período com maior incidência de tempestades severas, que podem ser de curta duração, mas provocam chuvas intensas, descargas elétricas atmosféricas, ventos fortes e queda de granizo.

Em caso de emergência ou para obter mais informações, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Leia mais

Rolar para cima