O mês de setembro se inicia com um cenário climático diversificado em todo o Brasil. A Região Sul enfrenta a persistência de pancadas de chuva, especialmente no litoral de Santa Catarina e do Paraná, onde podem ocorrer precipitações de moderada a forte intensidade. O centro-sul do Rio Grande do Sul está sob risco de temporais, acompanhados de aumento da nebulosidade em grande parte do estado. As temperaturas tendem a ser mais amenas no Rio Grande do Sul, contrastando com o calor ainda predominante no norte do Paraná. Atenção especial para o centro-sul gaúcho, onde acumulados de chuva podem ultrapassar 150mm, gerando alagamentos e dificuldades nas atividades agrícolas.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
No Sudeste, a chuva persiste de forma fraca a moderada no litoral paulista, do Rio de Janeiro ao Espírito Santo, além do leste e nordeste de Minas Gerais. O extremo sudoeste de São Paulo também pode registrar precipitações, com nebulosidade predominante. As temperaturas se mantêm elevadas no oeste paulista, Triângulo Mineiro e oeste de Minas Gerais, enquanto as tardes serão mais amenas na capital paulista, Rio de Janeiro, sudeste de Minas e áreas próximas. A umidade relativa do ar continua baixa no oeste de São Paulo e Minas Gerais.
Na Região Centro-Oeste, pancadas de chuva são esperadas no sul, sudoeste e oeste do Mato Grosso do Sul, com possibilidade de ocorrências moderadas localizadas. A faixa oeste do Mato Grosso também pode registrar chuva, acompanhada de aumento da nebulosidade. As temperaturas permanecem elevadas e o tempo seco prevalece em grande parte da região. A chuva deve predominar entre segunda e terça-feira em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, principalmente nas áreas de fronteira com o Paraguai e a Bolívia.
O Nordeste segue com chuvas e nebulosidade concentrada na faixa leste. As temperaturas permanecem altas durante a tarde, e a qualidade do ar é baixa no interior, com índices de umidade que podem ficar abaixo de 30%. Ondas de leste continuam a atuar no litoral, levando chuva para Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Na Região Norte, áreas de instabilidade persistem entre o oeste do Amazonas e Roraima, com chuva moderada a forte. Ainda pode chover no Acre, no litoral do Pará e em Rondônia. Em Tocantins e no sul do Pará, o calor e o tempo seco predominam, com baixos índices de umidade.