China revoga proibição e retoma importação de frango brasileiro

A China suspendeu a proibição à carne de frango brasileira, após o controle de foco de gripe aviária, informa a Associação Brasileira de Proteína Animal. [...]
China revoga proibição e retoma importação de frango brasileiro
Foto: Ana/Agência Brasil

A China suspendeu a proibição à carne de frango brasileira, após o controle de foco de gripe aviária, informa a Associação Brasileira de Proteína Animal.

A China suspendeu a proibição da importação de carne de frango brasileira, imposta em maio de 2025 após a identificação de um foco de gripe aviária em uma granja comercial no município gaúcho de Montenegro.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) confirmou e celebrou o anúncio feito pela administração das alfândegas chinesas, destacando a competência técnica e diplomática do Brasil na resolução do problema. A suspensão ocorre após a superação do único foco registrado de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) na produção comercial de carne de frango do Brasil.

A China era o principal destino da carne de frango brasileira, com a compra de 562,2 mil toneladas em 2024, representando 10,8% do total exportado. Entre janeiro e maio de 2025, o país asiático importou 228,2 mil toneladas, gerando uma receita de US$ 545,8 milhões.

Após a desinfecção da granja afetada e a ausência de novos casos por 28 dias, o Brasil se declarou livre da doença em junho. Em setembro, a União Europeia também reconheceu o status sanitário do país, permitindo a retomada das exportações para o bloco.

Leia mais

Rolar para cima