Casos de contaminação por metanol em bebidas são confirmados no Paraná

Exames laboratoriais confirmaram dois casos de intoxicação por metanol no Paraná, elevando o número nacional para pelo menos 16, segundo o Ministério da Saúde. [...]

Governo estadual confirmou dois casos em Curitiba após análise de amostras de sangue.

Exames laboratoriais confirmaram dois casos de intoxicação por metanol no Paraná, elevando o número nacional para pelo menos 16, segundo o Ministério da Saúde.

Após a identificação da substância tóxica em amostras de sangue, o governo do Paraná confirmou, neste domingo (5), dois casos de intoxicação por metanol em Curitiba. As vítimas são dois homens, de 60 e 71 anos, que manifestaram os sintomas após ingerirem bebidas alcoólicas.

As autoridades de saúde alertam que a intoxicação por metanol é uma emergência médica grave. A Polícia Civil do estado está investigando possíveis pontos de venda de bebidas adulteradas e já apreendeu algumas garrafas para análise, inclusive na região de Foz do Iguaçu.

De acordo com o Ministério da Saúde, até a noite de sábado (4) foram confirmados 14 casos de intoxicação por metanol no Brasil, além de 181 notificações suspeitas. Com os dois novos casos do Paraná, o número total sobe para pelo menos 16. Ao ser ingerido, o metanol se transforma em formaldeído e ácido fórmico, substâncias que podem levar à morte. Os sintomas incluem visão turva, perda de visão e mal-estar generalizado, como náuseas, vômitos e dores abdominais. Em caso de suspeita, é crucial buscar ajuda médica imediatamente e informar outros possíveis consumidores da mesma bebida.

Leia mais

Rolar para cima