Para quem pretende cair na folia de Carnaval nesta segunda-feira (16), vai uma dica: leve o guarda-chuva. As precipitações tiveram início no fim da tarde, depois de um calor escaldante de aproximadamente 33°C. A previsão é de que continue chovendo, portanto, Campo Grande deve encarar o penúltimo dia de folia debaixo de água.
Todas as cidades de Mato Grosso do Sul permanecem sob alerta de chuvas intensas. Aviso emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), nesta segunda-feira (16), prevê precipitações de até 50 mm durante o dia. Conforme o alerta amarelo – que indica perigo potencial de chuvas intensas – as precipitações podem acumular de 20 a 30 mm por hora, ou o total de 50 milímetros por dia.
Já os ventos podem chegar a 60 km/h. Ainda segundo o aviso, são baixos os riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. É válido lembrar que o aviso é válido até as 23h59 de terça-feira (17) e pode ser prorrogado, dependendo as alterações meteorológicas.
O que fazer em casos de chuvas intensas? Além de levar o guarda-chuva, existem outras dicas importantes que devem ser seguidas, não apenas pelos foliões que estão curtindo o Carnaval, mas por toda a população. Em casos de chuvas intensas, as orientações são para que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores e não estacionem veículos próximos de torres de transmissão e placas de propaganda. Também há indicação para evitar o uso de aparelhos elétricos. Quadro de energia elétrica deve ser desligado onde as chuvas e os ventos forem mais fortes.
